Protocolo Familiar

Ao longo de sua existência, toda família empresária enfrentará momentos de conflitos, disputas e tensões, com consequências potencialmente destruidoras para todas as partes envolvidas. Há basicamente duas formas de se enfrentar essas consequências: esperar acontecer e contar com a sorte ou se preparar com antecedência, investindo em governança e mitigando riscos.

 

Famílias empresárias de sucesso conversam sobre os problemas e possíveis soluções antes que eles aconteçam, em uma atmosfera ainda de harmonia e sem os ruídos, emoções e a urgência de um conflito. E uma das principais ferramentas de governança das famílias empresárias é o protocolo familiar, que também é conhecido como constituição da família ou acordo de família, entre outros nomes.

 

O protocolo familiar é um acordo, construído em consenso entre os membros da geração atual e da futura, que explicita os valores, princípios e regras para a relação entre a família e seus negócios, deixando claros e explícitos certos direitos e condições.

 

Mais importante e enriquecedor do que o protocolo é o seu processo de elaboração. Ao envolver a participação de toda a família, esta atividade reforça o senso de união, propriedade, visão de futuro, propósito, negociação, diálogo e, se bem conduzido, traz a legitimidade necessária para que o protocolo possa ser respeitado e seguido.

 

Nossa metodologia garante que a elaboração do protocolo seja feita de forma isenta, profissional e, mais importante, respeitando as características e necessidades de cada família, de acordo com sua estrutura e valores.

 

Cada família é única

 

Para exemplificar como é possível ter um conjunto de regras e condutas escritas das mais diferentes maneiras: a constituição da Índia tem 146 mil palavras, enquanto a do Japão tem apenas 5 mil. A do Brasil tem 65 mil, a de Portugal 35 mil, a da China 11 mil e dos Estados Unidos 7.500.

 

É óbvio que não existe certo ou errado quando falamos em tamanho, complexidade ou formato de uma constituição. Alguns preferem uma abordagem mais filosófica, outros baseiam-se em princípios, e outros acreditam em políticas detalhadas.

 

Trazendo para a realidade do protocolo familiar, existem protocolos de 2 ou 3 páginas, que trazem os valores e princípios da família, enquanto outros possuem 50 páginas ou mais, que detalham políticas e condutas para os mais variados assuntos.

 

Alguns consultores levam um documento quase pronto, apenas para ser preenchido e validado pela família, pressupondo que existe um "protocolo ideal". 

 

Nosso maior diferencial é o respeito às características de cada família. Mostraremos as diversas possibilidades de um protocolo, mas a decisão do melhor formato é sempre do dono do protocolo: a família! 

 

Para saber mais

 

Agende agora uma reunião gratuita de 1 hora conosco para explicar sua necessidade e esclarecer dúvidas. Após essa reunião, será possível enviarmos uma proposta de trabalho.

 

Fale conosco

Você pode entrar em contato hoje mesmo através dos canais abaixo:

Brasil: +55 (19) 4042-8976 | Portugal: +351 96 280-2351 | WhatsApp: +351 962 802 351 (Portugal)

E-mail: gustavo@generations.com.brSkype: live:setteg

LinkedIn: Gustavo Sette – www.linkedin.com/in/gustavosette

Sonho Grande Consultoria e Adm Ltda | CNPJ 28.862.164/0001-47

Alameda Berna 313 - Valinhos/SP

© 2019 - Todos os Direitos Reservados | A Logomarca

  • wpplogo
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram