• Generations

Empresas familiares mais antigas do mundo: Schwarze und Schlichte. Alemanha, 1664

Essa destilaria começou na Westphalia, norte da Alemanha, com o fazendeiro Jan Swarte, e cada geração seguinte trouxe alguma novidade para crescer o negócio. A empresa está no mesmo endereço desde 1738 em Oelde.

Joan Hermann, neto do fundador, estabilizou a produção e teve a ideia de estocar e transportar o campeão em vendas, Korn Schnapps, um destilado à base de milho, em barris.

O sucesso foi tanto que chamou a atenção do governo da região, que impôs altas taxas e regulação aos barris, o que obrigou Josef Schwarze, duas gerações depois, a envasar o produto em garrafas, driblando por um tempo a tributação.

Em 1836, Gottfried Schwarze viajou aos EUA e voltou com arrojados planos de modernização e expansão da companhia. Essa viagem foi salvadora, pois logo em seguida, destilarias à base de batata surgiram com custos mais baixos e destruíram quase todos os concorrentes de milho.

As mulheres fizeram parte da história da companhia. Enquanto Gottfried estava na América, o negócio foi tocado por sua mãe, com muito sucesso, e com a sua morte precoce, sua esposa Katharina Bernadine Schwarze assumiu e tocou o negócio por 16 anos. Viúva, mãe de 4 filhos, em um negócio tipicamente masculino na Alemanha do século XIX, e venceu. Trouxe novos investimentos e expressivo crescimento em vendas.

Em 1912, a empresa registrou a sua logomarca, Friedrich Schwarze, a mesma até hoje. Após a 2ª guerra, em 1947, a companhia deu outro passo arrojado: tirou a centralização das vendas via distribuição e partiu para o varejo direto. Surgia aí o Schwarze Frühstückskorn, a bebida engarrafada que é sucesso até hoje.

Crescimento recente acelerado 

A gestão está hoje na 12ª geração. Friedrich Schwarze lidera desde 1986 (à direita, na foto). Na década de 1990, a companhia partiu para aquisições. O portfólio atual inclui vodcas, licores e diversas marcas adquiridas na Europa e até em locais como a República Dominicana.

Nos últimos 5 anos, uma nova onda de aquisições trouxe mais robustez e reputação à empresa, mas o feito mais relevante ocorreu em 2009, com a compra dos direitos da vodka Three Sixty, que gerou imenso crescimento.

“Marcas, pessoas e marcos”

Ë com essas 3 palavras que a família explica a longa história de sucesso da empresa.

Como toda empresa familiar dessa série, os Schwarze têm muita clareza sobre o que fazem, o tamanho que querem ter, como querem ser vistos e um imenso orgulho de ser familiar e de sua história. Traduzi o texto abaixo do site oficial da companhia. Vale a leitura:

  1. De propriedade familiar por 12 gerações, a empresa está comprometida com a tradição de uma empresa privada administrada pelo proprietário.

  2. Responsabilidade social, confiabilidade e previsibilidade são características essenciais de nossa empresa de médio porte.

  3. Muito importante para nós é a relação com a nossa região, com as pessoas e funcionários. Nossos clientes e consumidores são o foco de nossas atividades.

  4. Os sistemas internos e externos de controle e auditoria monitoram constantemente a conformidade com nossos altos padrões.

  5. Como um fabricante alemão de bebidas alcoólicas com um amplo portfólio de marcas estabelecidas, buscamos cuidados intensivos para marcas tradicionais regionais, além de marcas nacionais e internacionais, com as quais os consumidores são altamente identificáveis.

  6. “Beba moderadamente, mas regularmente!”  Essa tem sido nossa mensagem por gerações.

  7. A salvaguarda a longo prazo da nossa empresa reflete-se em posicionamento de preço adequado, baseado no crescimento dos valores das nossas marcas.

  8. No mercado de destilados alemães, somos um fornecedor especializado no varejo de alimentos. O mercado interno é complementado por exportações estáveis e crescentes.

  9. A diversidade do nosso portfólio de marcas nos permite otimizar o ajuste para desenvolvimentos individuais e especiais no mercado de destilados em rápida mudança.

  10. A excelente qualidade de nossos produtos é baseada em uma tradição secular de produção de geração em geração na família. Ainda hoje, nossa matéria prima é queimada, destilada e macerada em nossa própria destilaria, de acordo com o método experimentado e testado, consumindo muito tempo e trabalho manual.

A leitura desses tópicos impressiona pela clareza: é possível identificar a história, a cultura, o posicionamento de mercado, a estratégia das sucessões (um dono assume e manda, não tem poder compartilhado), o balanço entre tradição e modernidade, a identificação com a região, o posicionamento sobre alcoolismo e até mesmo a estratégia de crescimento.

Outro ponto em comum com outras empresas centenárias é a total ausência de elogios e exaltações aos donos, executivos ou fundadores. Só encontrei o nome e a foto do atual dono em revistas de negócios. São discretos e avessos ao esnobismo.

Empresas familiares que duram são focadas na visão de longo prazo, na manutenção do negócio, no respeito às suas origens, com as modernizações necessárias não para mudar tudo, mas para atualizar a empresa às necessidades atuais.

As 12 gerações de líderes dessa história fantástica entenderam que seu mandato à frente da companhia é de servidor de uma tradição, e não para alimentar egos e necessidades pessoais.

#asmaisantigasdomundo #estudosdecaso #sucessão #visãodefuturo

0 visualização

Você pode entrar em contato hoje mesmo através dos canais abaixo:

Brasil: +55 (19) 4042-8976 | Portugal: +351 96 280-2351 | WhatsApp: +351 962 802 351 (Portugal)

E-mail: gustavo@generations.com.brSkype: live:setteg

LinkedIn: Gustavo Sette – www.linkedin.com/in/gustavosette

Sonho Grande Consultoria e Adm Ltda | CNPJ 28.862.164/0001-47

Alameda Berna 313 - Valinhos/SP

© 2019 - Todos os Direitos Reservados | A Logomarca

  • wpplogo
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram