• Generations

Empresas familiares goleiam a performance de suas pares “profissionais”

Resumo: empresas familiares entregam mais resultados do que as não familiares. O artigo comenta um relatório do banco Credit Suisse, que há anos acompanha um fundo imaginário só de empresas familiares. Em uma década, as familiares superaram suas pares “profissionais” em 55%. Otimismo, cautela e visão de longo prazo são alguns dos traços que explicam essa diferenciação. 


O desempenho das empresas familiares supera consistentemente o das demais empresas.


Essa é a conclusão de um já tradicional estudo do banco Credit Suisse, que desde 2006 publica um índice comparativo entre empresas familiares e não familiares.

A vantagem das familiares é onipresente, em todas as geografias, setores, idades e tamanhos.


Quem tivesse investido 100 dólares no fictício fundo de empresas familiares em 2006 teria, hoje, 226 dólares, contra 146 dólares do grupo de controle. Em uma década, portanto, elas superaram em 55% as suas pares “profissionais”.


Na última versão do relatório, que é anual, o Credit Suisse Research Institute elencou 3 características diferenciadoras das empresas familiares: otimismo, cautela e planejamento de longo prazo.


Otimismo e cautela são usados ao mesmo tempo. O empresário enxerga um futuro otimista, mas nem por isso vai ao banco pegar financiamentos de alto risco. Mais da metade dos donos de empresa familiar prefere usar capital próprio, uma ideia que assusta a maioria dos economistas e gestores financeiros de mercado!


A visão de longo prazo é fundamental em momentos de recessão, queda de resultados e dificuldades em geral. Sem a doença crônica da “trimestrite”, em que é preciso fazer algo muito rápido para sobreviver ao balanço do trimestre seguinte, as empresas familiares conseguem respirar e esperar.


Para ter esses diferenciais a seu favor, famílias empresárias não abrem mão de manter posição relevante na administração da empresa. A presença da família traz o senso de responsabilidade pelas gerações passadas e futuras. Aqui o estudo também é categórico – mesmo em empresas antigas e enormes, a família, por mais que abra mão de posições executivas, está sempre representada de alguma forma no comando, com a maioria das cadeiras no Conselho.


Completando o estudo do Credit Suisse, empresas familiares também têm a seu favor uma maior resiliência para enfrentar tormentas, uma vigilância mais consistente em relação ao uso de dinheiro e outros recursos, são mais inovadoras, menos burocráticas e mais ágeis. Pessoas que convivem há anos profissionalmente e como parentes costumam ser mais rápidas e flexíveis para negociar e tomar decisões.

Se por um lado essas empresas têm diferenciais a seu favor, elas enfrentam também uma série de desafios e ameaças. Em diversos artigos futuros, colocarei alguns desses riscos e caminhos para lidar com eles.


O importante, sempre, é evitar a negação. O que destrói empresas e famílias, na verdade, é não enfrentar, não planejar medidas para contornar questões tão poderosas que acabam tornando-se conhecidas.


Em uma empresa familiar, as ameaças são inevitáveis, mas sofrer com elas é uma escolha.


Sugestões práticas

  1. com base no artigo, avalie quais diferenciais a sua empresa têm em relação às concorrentes. Otimismo? Cautela? Visão de longo prazo? Vigilância? Agilidade? Inovação?

  2. explore esses diferenciais, tire o máximo deles. Reveja a lista de valores da empresa, reforce pelos canais de comunicação interna, procure incorporá-los à cultura da empresa.

  3. repetindo dica da semana passada, conheça as vantagens de ser uma empresa familiar, tenha orgulho delas e faça-as jogar a favor de sua companhia e de sua família.


Para saber mais:

Relatório do Credit Suisse sobre o alto desempenho das empresas familiares: The Irresistible Charm of the “Family Factor” https://www.credit-suisse.com/corporate/en/articles/news-and-expertise/the-irresistible-charm-of-the-family-factor-201709.html


Fale conosco

Você pode entrar em contato hoje mesmo através dos canais abaixo:

Brasil: +55 (19) 4042-8976 | Portugal: +351 96 280-2351 | WhatsApp: +351 962 802 351 (Portugal)

E-mail: gustavo@generations.com.brSkype: live:setteg

LinkedIn: Gustavo Sette – www.linkedin.com/in/gustavosette

Sonho Grande Consultoria e Adm Ltda | CNPJ 28.862.164/0001-47

Alameda Berna 313 - Valinhos/SP

© 2019 - Todos os Direitos Reservados | A Logomarca

  • wpplogo
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram