capasitenovo100.jpg
brasesul2018_ (5).jpg

Gustavo Sette da Rocha

Mentor de sucessores e jovens executivos. Consultor e Conselheiro de empresas familiares.

• Vivência pessoal em empresa familiar altamente desafiadora.
 

• Carreira corporativa diversificada e vencedora.
 

• Formação acadêmica internacional e diferenciada.



Resumo de competências e qualificações

 

 

  • Tenho profundo conhecimento e experiência com empresa familiar desde que eu me conheço como gente, porque eu faço parte de uma, que é particularmente permeada de desafios, tais como: líderes altamente narcisistas e controladores, judicialização excessiva, casos de dependência química e uma dinâmica familiar de uma forte rivalidade entre irmãos que se perpetua por várias gerações, o que culminou, na geração atual, de herdeiros demitidos impulsivamente e retirados de acordos societários. Essa vivência me permitiu entender e sentir a complexidade das empresas familiares.
     

 

  • Vasta experiência com o mundo corporativo. Trabalhei por 25 anos em diferentes segmentos. Atuei bastante tempo no mercado financeiro, trabalhei em multinacionais e passei uma temporada na empresa da família, que atua no agronegócio. No período que estive lá, conquistamos prêmios muito relevantes, como ficar 4 vezes entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, por 3 vezes fomos a melhor empresa do agronegócio pela revista Globo Rural, entre outros prêmios de gestão financeira e gestão corporativa. A mudança de patamar em vendas, processos e cultura trouxe, além dos prêmios, um crescimento de quase 5 vezes no resultado e valor da empresa.
     

 

  • Durante a minha vida, me percebi sendo conselheiro e mentor de pessoas que viviam os mesmos desafios, e foi aí que decidi me aprofundar na teoria, em uma formação acadêmica sobre empresas familiares feita quase toda nos Estados Unidos, e transformei uma coisa que era feita de maneira informal em uma atividade formal, com metodologia testada mundialmente. Frequento os principais congressos de empresas familiares do mundo e, muitas vezes, sou o único representante da língua portuguesa. Minha formação universitária em comunicação é também um diferencial, pois boa parte dos problemas nas empresas e nas famílias está ligada à comunicação / relacionamento interpessoal. Possuo também formação como Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral.

 

  • O meu trabalho pode ser com a empresa, com a família ou com o indivíduo. Para empresas e famílias, ofereço consultoria em diferentes temas, como governança, protocolos familiares e planejamento da sucessão. Posso trabalhar também apenas o indivíduo, dando mentoria e apoio nas questões do dia a dia e nos conflitos do sistema familiar. Ofereço mentoria, coaching técnico e acompanhamento na formação de sucessores. Tenho também ajudado indivíduos a construir uma visão pessoal de futuro.
     

 

  • Tenho um carinho especial pelas pequenas e médias empresas, pois elas representam 80% da economia e, frequentemente, são menosprezadas pelas grandes consultorias, o que me traz uma vontade especial de ajudar esse segmento.
     

 

  • Ofereço, portanto, toda essa bagagem emocional, base teórica, experiência corporativa e experiência internacional para atuar como facilitador nas questões emocionais e práticas de uma empresa familiar.
     

 

  • Vivo na ponte aérea entre Brasil e Portugal e faço muito atendimento por videoconferência. Se você se interessou e quer saber mais, marque uma conversa comigo, sem compromisso e sem custo.

selo_FFI-GEN.jpg
terceiro-selo-300x146.jpg
selo_FFI-GEN2.jpg